Serviços MitoXT

A descoberta e desenvolvimento de novas terapias no contexto da farmacologia e do desenvolvimento de fármacos (uma das quatro Políticas Públicas em Portugal) apresenta vários pontos críticos determinantes para a transformação de moléculas inovadoras em fármacos promissores. Nos estudos pré-clínicos é fundamental entender se uma molécula candidata a medicamento apresenta limitações celulares e mitocondriais que possam comprometer o seu uso clínico no futuro. Como as mitocôndrias (as centrais energéticas celulares) são responsáveis por inúmeras funções críticas para o metabolismo celular, as moléculas que apresentem toxicidade para este organelo intracelular poderão levar à rutura da bioenergética celular e à consequente falência do órgão.

Para responder a uma necessidade inexistente no mercado, criámos a plataforma de serviços MitoXT para avaliar a toxicidade e segurança de várias classes de compostos, utilizando a função mitocondrial in situ como um biossensor preciso e altamente confiável. Neste sentido, providenciamos serviços altamente especializados para apoiar grupos de investigação ou ligados à indústria farmacêutica/nutricional, com vista à avaliação da toxicidade e segurança de compostos destinados ao uso humano (nomeadamente em fase de ensaio pré-clínico). Os nossos testes toxicológicos são altamente confiáveis, permitindo uma avaliação detalhada de compostos tóxicos com vista à mitigação de reações adversas a longo prazo que possam limitar o seu uso clínico e/ou levar à retirada do mercado. A plataforma de serviços MitoXT também auxilia grupos de investigação ou ligados à indústria na validação do uso de moléculas específicas ou extratos biológicos como agentes protetores celulares ou mitocondriais, através da neutralização do stress oxidativo ou de outros miméticos do stress, abrindo caminho para a sua aplicação terapêutica.

Também participamos na caracterização da função mitocondrial em células de origens distintas, incluindo de indivíduos com diferentes doenças metabólicas (incluindo doenças mitocondriais) ou de modelos animais.

Os nossos testes toxicológicos fornecem análises certificadas da função mitocondrial, tendo por base a plataforma Seahorse Extracellular Flux Analyzer XFe96, um dos dois equipamentos deste tipo disponíveis em Portugal, complementados por outros ensaios que fornecem uma perspetiva detalhada do metabolismo mitocondrial ao nível celular.

Atualmente, estamos a desenvolver modelos e testes alternativos de toxicidade, com vista ao preenchimento de outros requisitos. De entre os testes de genotoxicidade em desenvolvimento, temos os testes FADU, baseados na utilização da plataforma gTOXX Analyzer, a única deste tipo em Portugal.

De entre os nossos clientes destacamos a Universidade de Wyoming e o Centro de Ciências da Saúde do Texas (EUA), o Instituto Nencki de Biologia Experimental (Polónia), o Instituto de Investigação Biomédica (Espanha), o CEDOC, as Universidades do Minho e do Porto (Portugal), o BIOCEV (República Checa) e a start-up MitoTAG. Entre 2015 e 2020, os serviços MitoXT tiveram um lucro de 80 000€, de diferentes clientes.

Salientamos ainda a prestação de serviços relacionados com análise farmacológica e de desenvolvimento de novos medicamentos para a doença de Parkinson para uma instituição de I&D portuguesa. Estas novas moléculas foram desenhadas e sintetizadas para terem elevada eficácia ao nível do sistema nervoso central, mas com menor impacto na função mitocondrial hepática. Estas moléculas serão proximamente testadas em estudos in vivo e, possivelmente, entrarão em processo de licenciamento por uma grande empresa farmacêutica.

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência.