Semana Internacional do Cérebro

A Semana Internacional do Cérebro é uma iniciativa destinada a divulgar e sensibilizar para os progressos e benefícios da investigação em neurociências. Esta iniciativa é celebrada anualmente no mês de março e é coordenada pela Fundação Dana com o apoio da Federação Europeia de Sociedades de Neurociências (FENS). Em Portugal, a campanha é coordenada pela Sociedade Portuguesa de Neurociências (SPN) em colaboração com a Ciência Viva.

O CIBB celebra todos os anos a Semana Internacional do Cérebro com atividades destinadas ao público escolar e ao público em geral. Os investigadores vão às escolas para dinamizar jogos, atividades “mãos na massa” e palestras dedicadas ao tema das neurociências. São também organizadas vistas aos laboratórios, onde o público pode ficar a conhecer a investigação realizada no CIBB. Realizam-se ainda eventos como exposições (de fotografia científica ou de trabalhos de alunos), concertos, cafés de ciência, conferências e debates.

Programa para 2024

Arquivo:

poster-image

Testemunhos

"Gostei muito da forma clara e simples como a investigadora nos explicou as coisas que não eram assim tão simples. A investigadora fez com que fossem bastante fáceis de entender."

Aluno do 10º ano da Escola Secundária Infanta Dona Maria (2021)

"(...) gostei imenso de relacionar os meus conhecimentos com algo mais prático e real."

Aluno do 11º ano, Escola Secundária Fernando Namora (2021)

“(...) Em todas as situações os alunos recordam mais tarde, assuntos/particularidades tratadas durante as sessões. A recomendação que faço vai no sentido de podermos continuar a usufruir destas palestras que dão significado prático ao trabalho que fazemos nas escolas.”

Docente do Ensino Secundário do Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova (2021)

"A sessão envolveu as crianças como se fosse presencial. (...) Estiveram atentos e procuraram participar oralmente. No dia seguinte alguns encarregados de educação disseram que os seu filhos tinham conseguido contar em casa o que tinham feito."

Docente no Jardim de Infância dos Olivais (2021)